Monday 10 February 2014

O adiamento do Benfica Sporting mexe com o jogo?

Passou a ideia que com o adiamento do Benfica Sporting (estádio danificado pelo mau tempo) o "efeito surpresa" de Jardim ao fazer algumas alterações na equipa perdeu-se. Ainda hoje o antigo jogador do Sporting, Oceano, disse isso mesmo. Quando vi o "onze" do Sporting também me perguntei se Jorge Jesus tinha antecipado esses cenários (nomeadamente o da entrada em jogo de Slimani) e se tinha a equipa preparada para este "novo" Sporting. É óbvio que agora há mais tempo para palestras, re-organizações táticas que sejam importantes em face da estratégia do adversário, etc.

Contudo, acho que Jardim já teve uma vitória. Pôs o Benfica psicologicamente "à defesa" com estas mudanças, mostrou coragem e vontade de ir à Luz para vencer. Paradoxalmente, o adiamento do jogo pode ajudar o Sporting neste aspecto... deixa de haver surpresa mas sabe-se, agora com mais tempo para que a mensagem "passe", que o Sporting não vai arriscar jogar apenas com a sorte para sair da Luz com pontos. Este aspecto, aliado ao facto do estádio do Benfica se ter apresentado em condições muito estranhas e perigosas num dia em que o tempo esteve muito agressivo, de repente ajuda a criar a ideia que se calhar o Sporting vai jogar com menos "vento contra" do que se imaginava. 

Jesus fez bem em deixar Cardozo no banco, e a grande vantagem para o Benfica com o adiamento do jogo pode ter mesmo que ver com a melhoria das condições climatéricas. Quando uma equipa está a jogar melhor futebol (já o dissemos, o Benfica está a jogar melhor do que o Sporting) a ocorrência de chuva intensa ou de ventos muito fortes (como era o caso ontem) acrescentam sempre incerteza ao jogo. A entrada de Slimani no onze do Sporting talvez também tenha que ver com esses factores, porque ajuda o Sporting a jogar mais directo. Se o dia amanhã estiver melhor, vai ganhar o futebol e a disputa tática será ainda mais interessante!    

p.s: o posicionamento de Montero amanhã será um dos aspectos mais curiosos e importantes da partida. Pode ser que a ideia de Jardim seja a de criar grande superioridade numérica no meio campo ofensivo, prejudicar a acção de Fejsa e a da primeira fase de construção do Benfica com uma pressão muito forte logo de início. Não antevejo um Montero colado à ala, embora ele ou André Martins terão que fugir mais vezes para o lado onde não está Heldon para alargar o jogo. Será que isso não pode também ajudar a vida do ala do Benfica que actua do lado em que não há extremo, não tendo ele de recuar tanto para acompanhar o lateral?   

No comments:

Post a Comment