Tuesday 24 September 2013

O Benfica melhorou com Fejsa e Cardozo (mas ainda há um longo caminho pela frente)

Como se viu nos últimos jogos, Jorge Jesus está a apostar muito em Fejsa, que assim forma dupla no meio-campo com Matic. Enzo passou para a direita, e a ligação ofensiva na zona central do campo tem sido procurada através de Djuricic: o tal "9,5" que o treinador procurava e que só é credível porque Cardozo está de volta. Este sistema já está a ter vantagens para a equipa, sobretudo em termos de preenchimento da zonal central do campo e protecção defensiva, mas também implica algumas dificuldades quando a equipa se vira para a frente. Saber se o Benfica será capaz de fazer boas ligações para lá da linha de meio-campo quando passa a jogar com dois jogadores com maior vocação defensiva (Matic e Fejsa) vai ser muito importante para definir se esta equipa tem tanto poder ofensivo como parece poder vir a ter na defesa.

A entrada de Fejsa coloca um desafio muito grande a Matic. Ele deixa de ser o primeiro construtor de jogo (é Fejsa quem agora baixa para junto dos centrais, que fogem para as laterais quando o Benfica sai a jogar), e tem que receber a bola "de costas", ser mais rápido no passe, encontrar os espaços certos e levar o jogo para a frente em posse quando os caminhos do passe estão fechados. As características físicas de Matic não lhe dão grande mobilidade e sobretudo velocidade em espaços curtos, mas a questão está em saber se ele consegue compensar isso com a sua capacidade de manter a bola controlada, e com a visão de jogo e qualidade de passe que demonstrou o ano passado. Matic terá, isso sim, de mostrar mais intensidade nesta posição.

O outro aspecto importante é a definição do jogador que ocupará o espaço do "9,5" e o tipo de jogo que se pretende dele. A aposta em Djuricic, por mais que custe ver Markovic demasiado preso à esquerda, tem feito sentido nesta fase. Fica aliás a impressão que a ligação entre Matic e Djuricic passou a ser um aspecto chave da estratégia da equipa. O maior risco para este novo desenho do Benfica é que haja um espaço de desiquilíbrio entre Matic e o "9,5", sobretudo em jogos onde a batalha a meio-campo seja dura e se queira evitar o recurso excessivo ao jogo directo para Cardozo. Com Markovic (um desiquilibrador nato que não é tão disciplinado no posicionamento defensivo) a jogar pelo meio, esse risco pode aumentar. E também não parece inevitável que Markovic fique tão limitado ao seu flanco como se tem visto mesmo que tenha Djuricic a jogar mais pelo meio.

Na figura em baixo, pode ver-se a formação inicial do Benfica no jogo da "champions" contra o Anderlecht (casa) e Guimarães (fora), para o campeonato.

No comments:

Post a Comment